Efeitos Cognitivos do Assédio Moral
Entenda como o assédio afeta a saúde mental de todos os membros da empresa
Entenda como o assédio afeta a saúde mental de todos os membros da empresa
A ergonomia cognitiva avalia como as interações no ambiente de trabalho afetam a saúde mental do colaborador, atingindo sua percepção, memória, desempenho, estado emocional e processamento de informações para tomada de decisão. De forma simples, o assédio ocorrido no ambiente de trabalho pode criar duas situações distintas que podem atingir todas estas áreas na vida de cada colaborador:
- Ambiente: local com condições de trabalho desfavoráveis para o bom desenvolvimento das atividades e meios de controle.
- Pessoas: comportamentos nocivos como brincadeiras de mau gosto, gritos, metas abusivas, acusações, pressão psicológica, humilhação em público, entre outros.
Precisamos ter em mente que tais ações quando atingem o psicológico de alguém, há um limite que a pessoa pode suportar, mas logo será percebido sinais característicos como estresse ou reatividade frequente do colaborador. Ao ultrapassar esta fronteira, surgem os problemas psicológicos como ansiedade, síndrome do pânico ou burnout, que se não tratados poderão evoluir para quadros depressivos. Nos casos mais graves, o indivíduo poderá perder o sentido da vida, podendo cometer suicídio.
Como consequência, a empresa terá:
Redução da produtividade;
Rotatividade de pessoal;
Aumento de erros e acidentes;
Absenteísmo (faltas);
Licenças médicas;
Exposição negativa da marca;
Indenizações trabalhistas e
Multas administrativas.
A melhor alternativa para tratar esta questão é realização inicial de uma análise ergonômica preliminar para mapear as fontes geradoras de riscos e apresentação de propostas de soluções, como também a orientação da equipe, fornecendo informações aos colaboradores para que estes possam cooperar para a construção de um ambiente saudável.
Aproveite o momento para revisar a postura da empresa diante deste assunto e como a CIPA tem tratado esta questão, para que através de um plano de ação estratégico possam criar mecanismos para a construção de um ambiente de trabalho saudável.
Ficou alguma dúvida? Entre em contato com nossa equipe técnica, teremos o maior prazer em ajudar.
Sucesso!