NR5 e o Assédio
Entenda sua importância para a atuação da nova CIPA
Entenda sua importância para a atuação da nova CIPA
De forma bem objetiva, o assédio moral é nada mais do que uma abordagem frequente e abusiva, que busca humilhar ou constranger alguém que esteja trabalhando, agindo sobre a integridade física ou psicológica do trabalhador. Geralmente, ocorrem por meio de palavras de colegas de trabalho, encarregados ou até mesmo gestores que não compreendem bem como manter um ambiente de trabalho saudável.
Alguns exemplos comuns que ocorrem são brincadeiras de mau gosto, gritos, metas abusivas, acusações, pressão psicológica e até mesmo humilhação em público. Não deixando de lado também boatos, fofocas e exclusão de pessoas por argumentos infundados.
Tais comportamentos afetam progressivamente a queda de rendimento dos colaboradores, atingindo indiretamente os resultados que a empresa pretende alcançar. Pense comigo, se um determinado grupo de colaboradores antes de vivenciarem um ou mais destes comportamentos mencionados entregavam bons resultados, e após vivenciarem o assédio rotineiramente começaram a ter uma queda significativa em suas entregas, qual seria o impacto financeiro que a empresa teria por conta do absenteísmo, afastamento temporário por mais de 15 dias, processos trabalhistas ou em casos mais graves, o adoecimento de colaboradores pelo desenvolvimento de quadros de ansiedade, Burnout, depressão ou até mesmo suicídio?
Tendo embasamento Constitucional, no Código Civil e também na Lei 8112/1990 é preciso estar atento a tais situações para que todos não sofram com os efeitos negativos do assédio, ninguém ganha com ele.
Como dica prática, você pode começar a observar como anda o comportamento dos colaboradores da sua empresa, independente de qual seja o cargo. Veja se consegue encontrar alguns comportamentos dos que foram mencionados, ouça-os (se possível tome nota) e busque conscientizar a equipe sobre os seus danos e o que pode ser feito para melhorar.
Com um ambiente de trabalho saudável, todos ganham.
Nos vemos em breve, um abraço.
Outros assuntos relacionados
Aprenda ainda mais com nosso vídeo completo sobre o Assédio nas empresas e esteja pronto para tratar sobre estes assuntos em sua organização.