Qual é o Impacto do PCMSO no evento S-2220?
Entenda de forma simples como o PCMSO pode impactar a sua declaração
Entenda de forma simples como o PCMSO pode impactar a sua declaração
Em nosso último artigo, comentamos de forma abrangente o que é o PCMSO, sua importância e como ele funciona. Hoje, falaremos sobre o impacto do PCMSO no evento S-2220 Monitoramento da Saúde do Trabalhador e como você pode se antecipar a isso.
RELEMEBRANDO, O QUE É O PCMSO?
De forma simples, o PCMSO é o programa que traz as informações necessárias para o empregador sobre o que fazer para monitorar a saúde dos seus colaboradores através da realização de exames clínicos ou complementares, com base nos agentes (riscos) identificados no local de trabalho ou na função que eles desenvolvam.
O PCMSO é um programa obrigatório para todas as empresas que possuem funcionários, independentemente do porte ou segmento. Sua principal finalidade é realizar uma série de ações para avaliar, monitorar e controlar os riscos à saúde presentes no ambiente de trabalho, garantindo a saúde ocupacional dos trabalhadores.
O QUE É O EVENTO S-2220 - MONITORAMENTO DA SAÚDE DO TRABALHADOR?
O evento S-2220 - Monitoramento da Saúde do Trabalhador é o arquivo enviado ao eSocial com as informações de cada colaborador com a finalidade de registrar dados referentes ao ASO do colaborador.
Os exames médicos, sejam eles clínicos ou complementares, vão estar registrados neste arquivo, que alimentará a base de dados do colaborador dentro do eSocial, comprovando o status de saúde daquele período em que ele esteve atuando na empresa.
Ou seja, todas as informações que alimentam o evento S-2220, terão como base as orientações do PCMSO com seus respectivos exames ocupacionais.
O QUE É O EVENTO S-2220 - MONITORAMENTO DA SAÚDE DO TRABALHADOR?
O PCMSO é o segundo programa de grande importância no gerenciamento ocupacional das empresas. Sendo assim, todas as informações que fizerem parte do PCMSO dando o direcionamento para a realização dos exames médicos, precisam estar coerentes com o os agentes (riscos) identificados no PGR - Programa de Gerenciamento de Riscos, que consequentemente também estarão listados no LTCAT - Laudo Técnico das Condições Ambientais de Trabalho.
Se o PCMSO não obedecer a hierarquia de desenvolvimento, ou, se a empresa decidir realizar exames fora das orientações do PCMSO, estará declarando os eventos S-2220 de forma irregular, criando provas contra si. Estando estas informações na base de dados do eSocial, a Previdência Social, o Ministério do Trabalho e a Receita Federal terão acesso a estes dados que, em algum momento, poderá ser questionado por alguns dos órgãos.
Gostou do nosso conteúdo?
Lembre-se de compartilhar com outras pessoas, com certeza serão de grande valor esse conhecimento.
Nos vemos em nosso próximo conteúdo, um abraço.
Outros assuntos relacionados